• facebook
  • twitter
  • flickr
  • myspace
  •     
  • sismap
 

O que é o IAP

 

Criado pela Lei nº. 6.235 de 21 de julho de 1999 o Instituto de Artes do Pará - IAP tem sede em Belém do Pará à Praça Justo Chermont (antigo Largo de Nazaré), n° 236. "O IAP quer ser um espaço que possa dar condições a que, nesta bela terra paraense-amazônica de águas infinitas e terras-do-sem-fim, possamos compreender que há: entre o rio e a floresta - o infinito" (Cadernos IAP, 2 - pg. 119 e 120).

 Desde a sua criação, ocupa o prédio construído na segunda metade do século 19 para abrigar o Quartel do 15° Batalhão de Infantaria do Exército, porém, suas feições mais recentes são do século seguinte e, possivelmente data dos anos de 1920. Ao longo de sua história abrigou outras unidades militares tais como: o 47°, o 26° e o 24° Batalhões de Caçadores, além do CPOR e a 8a ICFEX. Seu projeto arquitetônico de revitalização foi assinado por Carla Abreu, com graduação em arquitetura e especialização em design.

 O citado quartel foi palco de um importante momento histórico. Nele, as forças militares do Pará organizaram o comando de estado quando da transição entre a monarquia e o regime republicano (15 de novembro de 1889). Liderado pelo major João Maciel da Costa, ali aconteceu o ato de adesão do Pará à república e foi organizada a junta governativa para assumir a direção do estado. Do mesmo local saiu o batalhão que junto com a Polícia Militar, 4ª da Artilharia, Bombeiros, banda de música e o povo cercaram o Palácio do Governo para garantir a implementação do novo regime.